top of page

História

A Guerra do Vietname foi um conflito armado que começou no ano de 1959 e terminou em 1975. As batalhas ocorreram nos territórios do Vietname do Norte, Vietname do Sul, Laos e Camboja. O Vietname foi uma colónia francesa e no final da Guerra da Indochina (1946-1954) foi dividido em dois países. 

Os EUA passaram a colaborar com o Vietname do Sul enviando armas, dinheiro e conselheiros militares [1].

Tudo isso fez com que surgissem os movimentos de oposição: Frente Nacional de Libertação (apoiados pelo Vietname do Norte) juntamente com o seu exército Vietcongue.

Apoiados pelos americanos e suas armas poderosas os sul-vietnamitas atacaram durante 10 anos no norte.
Depois de algumas embarcações americanas  serem bombardeadas no  Golfo de Tonquim, o presidente Lindon B. Johnson ordenou ataques de represália contra o Vietname do Norte. Esse facto marcou a entrada dos EUA na guerra (1965) [2].

Os soldados norte-americanos sofreram num território marcado por florestas tropicais fechadas e grande quantidade de chuvas. Os vietcongues utilizaram táticas de guerrilha, enquanto que os norte-americanos recorreram ao uso de armamentos modernos, helicópteros e outros recursos, entre eles o agente laranja. O final dessa guerra a maioria conhece, sem apoio popular e com derrotas seguidas, o governo norte-americano aceita o Acordo de Paris, que previa o cessar-fogo, em 1973.

 

Em 1975, ocorre a retirada total das tropas norte-americanas. É a vitória do Vietname do Norte. O conflito deixou mais de 1 milhão de mortos (civis e militares) e o dobro de mutilados e feridos. A guerra destruiu casas e provocou prejuízos económicos e arrasou campos agrícolas, com o uso do tão famoso agente laranja [3].

bottom of page